quarta-feira, janeiro 12

Volta às aulas : Combinados e regras

Atenção,este texto não é de minha autoria!



A convivência em grupo é assunto muito importante. Cada vez mais as escolas precisam valorizar esse tema e investir junto aos alunos para que haja um ambiente harmonioso. Mas não é assim tão simples, pois é necessário incentivar as crianças na formação de hábitos e desenvolvimento de virtudes.

 
Pessoas educadas, que valorizam o outro e respeitam autoridades tem sido requisitadas em todos os espaços desse planeta. Como é bom viver ao lado de pessoas assim!!

Muitos adultos reclamam do comportamento inadequado das crianças e se esquecem que os pequenos aprendem conosco.

 

Por isso, na volta as aulas, mãos a obra, literalmente.


Durante muitos anos trabalho com a construção de combinados(regras) com os alunos. No primeiro contato com o grupo apresento cinco combinados indispensáevis ao nosso convívio e convido o grupo a pensar em novos combinados.

 
Enquanto pensam em novos combinados é necessário primeiro aprender os cinco que trago. Como criança gosta de brincadeira e imagens apresento as maõzinhas que me ajudam a copartilhar os primeiros combinados.

Coloco cada imagem com o combinado escrito. Depois retiro a parte escrita e deixo as imagens.

Em poucos dias a turma já está animada a construir os novos combinados.

 

 
COMBINADOS

1.Manter-se no lugar

2.Esperar a vez para falar

3.Levantar o dedo quando desejar falar

4.Evitar conversar com o colega do lado

5.Respeitar a opinião do colega.

Uma sugestão: Evitem construir combinados com a palavar "Não ". Proibir não é o caminho. Ajude a turma a construir ideias que enfatizem ações positivas.Construir coletivamente as regras é importante para todo o grupo,pois nasceu deles. Quando os combinados são descumpridos a turma para pensar sobre o que está acontecendo e como se pode melhorar. A tendência das crianças é criar ações punitivas, não é esse o caminho.

 
Diálogo e estratégias educativas. Eis o desafio. Bom ano letivo aos meus colegas professores

Para aqueles que desejam comprar as mãozinhas,encontrei AQUI

 

2 comentários:

Beloní Cacique Braga disse...

Oi Mônica

Agradeço pela oportunidade e pela divulgação do Conversa Mineira. Desejo sucesso em 2011 e que continuemos nossa prosa.

Abraços mineiros

Unknown disse...

nossa sou professora da edução infatil e esse blog, mim ajuda mt.Agradeço a vcs pela dedicação a nos dedicados........Bjs

A,B.C,D...

Poderá gostar também:

Related Posts with Thumbnails

Leia com atenção!


Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria. Elas foram retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto em livros. Caso forem encontradas aqui, alguma atividade de sua autoria, ficaria imensamente feliz em dar os devidos créditos. É só deixar um recadinho em um dos links de comentários. Abraços! Professora Monica Ramalho

Filhos

Filhos